Pular para o conteúdo

Daniel: Jovem de Honra!!!

15/04/2011

Servo FielOutro dia estava preparando uma mensagem para passar as meninas no nosso grupo de estudo e oração(Projeto Correntes), o tema que pretendíamos estudar era “Juventude, hora certa de servir a Deus” e ficou estipulado que cada uma falaria sobre um jovem especifico como forma de mostrar a força que tem o jovem na presença do Senhor, e também o quanto Deus se alegra de nos ver em Sua presença mesmo sendo ainda jovens.

Eu comecei a estudar sobre Daniel, um jovem reconhecidamente especial. Notadamente belo, inteligente e sábio que não abria mão dos valores e verdades do Deus do seu povo.

 “Daniel […] três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer’. (Daniel 6.10)

Daniel e seus amigos, Misael, Ananias e Azarias, tinham sido escolhidos para servir ao Rei Nabucodonosor, na Babilônia, um país distante do seu, distantes dos seus pais, em uma terra cheia de prazeres e com costumes diferentes dos que estavam acostumados. Vivendo em uma situação onde muitos de nós facilmente perderíamos a cabeça, Daniel cresceu mais e mais na intimidade do Senhor, conhecendo os Seus caminhos e sabendo o que Deus esperava dele em meio a uma situação adversa. Ele estava a fazer parte de uma cultura totalmente pagã e vivendo entre pessoas com poder para tirar a sua vida, caso assim quisessem. O mais impressionante é perceber o relacionamento desse jovem profeta com o Senhor dos seus antepassados. Ele sabia que a verdade da presença do Deus Todo-Poderoso deveria ser experimentada em todas as áreas e níveis de sua vida. Desde a sua alimentação, até o não prostrar-se perante a imagem do rei Nabucodonosor, em todo tempo Daniel foi fiel Àquele que havia lhe concedido tudo o que ele era.

Com o passar dos anos a sabedoria e a competencia de Daniel chamou também a atenção do rei Ciro, que passou a admirá-lo por sua competencia na administração, despertando a ira e a inveja de muita gente que começaram a planejar, arquitetar planos para achar alguma falha em Daniel, mas era impossível, pois este homem era reto e integro em seus afazeres. Decretaram em tão uma lei que pelo periodo de 30 dias, aquele que fosse pego adorando a outros deuses ou homens que não fosse o rei seria jogado na cova dos leões. Todos que arquitetaram tal lei sabiam que Daniel orava para seu Deus todos os dias em seu quarto diante da janela aberta.Certo dia Daniel estava orando e para a sua surpresa sua casa foi invadida pelos conspiradores que o flagraram nesta conduta, imediatamente, Daniel foi levado à presença do rei, que não teve alternativa se não acatar o que a lei determinava, contra a sua vontade, Daniel foi lançado na cova dos leões, tendo a porta de entrada selada com o selo real para que ninguém violasse.

Daniel sabia que sua vida devocional era realmente uma questão de vida ou morte, pratica-la seria o mesmo que está morto fisicamente, não pratica-la seria o mesmo que morrer espiritualmente, e como viver o Seu Deus era a sua única motivação pra viver, Daniel depositou toda a sua confiança em Deus e não o negou, não importava a situação em que estivesse, ele sabia que Deus não o abandonaria jamais, este episodio nos dá exemplos claros da sua inabalavel confiança e fé em Deus.

Vida devocional é isso. Um compromisso que começa no coração e que vai ser levado adiante em todas as nossas atitudes, seja na sua pausa durante o dia para falar com Deus, seja no não fazer algo que esteja tentado ou pressionado a fazer, etc… É fazer simplesmente e absolutamente TUDO por amor e para glória de Deus, sendo envolvido por essa comunhão com o Pai nas pequenas e grandes experiências do cotidiano.

 E se por um acaso isso viesse a ocorrer em nossos dias de hoje, comigo ou com você, será que sairiamos vivos da cova?? Será que estes leões também seriam de uma forma ou de outra, cegados e tornados inofensivos por Deus para nos proteger deste mal??? Será que Deus viria a nosso auxilio e nos salvaria das garras dos leões???

 Não temos esta resposta pronta para ser dada, mas podemos imaginar estas respostas através de nossas condutas e das nossas omissões, cada um de nós, somos os principais responsáveis pelo que fazemos, tanto de bom como de ruim, a nossa consciência se encarrega de nos dar as respostas que queremos saber. Não podemos nunca nos esquecer que sempre é tempo para as conversões, arrependimentos, perdão e de encontros com Deus, bastando para isso o pedido de perdão e o nosso sincero arrependimento.

Sejam dedicados ao seu Deus assim comoi foi Daniel, não desanimem na cova dos leões, estejam sempre em oração e comunhão com o Pai e certamente Ele te salvará, te livrará e permanecerá ao seu lado.

 (Por : Monique Sá)
2 Comentários leave one →
  1. Rodrigo Carvalho permalink
    19/04/2011 2:25

    Amém Moni!!
    Parabéns pelo texto!!!
    Deus te abençoe

  2. Vinícius Pereira permalink
    20/04/2011 21:36

    Muito bom o texto, edificante!!!

    Parabens Prima!

Deixe um comentário